Wednesday, Apr 23rd

Last update07:19:19

Usar Perfil do Facebook

Cidadania Italiana através deProcesso Judicial (Lei Materna).

Tópico iniciado por Durval Batista Junior, em 31 December 06:00 PM

Boa noite.

 

Primeiro gostaria de agradecer a iniciativa dessa comunidade, acredito que assim como eu muita gente se sente perdido quando nao tem conhecimento de como as coisas funcionam em relação a leis e direitos.

Minha familia durante alguns anos adquiriu todos os documentos de nossa linha genealogica ate nosso antecestral italiano, meu bisavô (nascido na Italia), teve minha avó (nascida no Brasil) que teve meu pai, sendo ele o filho mais velho (em 1947), e todos os irmãos dele que nasceram depois de 1948, depois de todos os documentos encontrados, por algum motivo meus tios desistiram de dar inicio no processo.

Eu passei bastante tempo, lendo e tentando entender por que entre todos os meus primos eu era o unico que nao teria direito a cidadania, ate que li que poderia fazer o pedido atraves de um processo judicial direto em Roma, e desde então venho trabalhado para faze-lo, no inicio desse ano dei entrada em um processo de retificação de nome no Brasil, e estou aguardando ele ser finalizado pra pedir a traduçao e legalizaçao dos documentos, para que então mandar esses documentos para um advogado na Italia, para entrar com esse processo.

Minhas duvidas até então vem do fato de nunca ter falado ou conhecido ninguem que tenha feito esse processo, que possa me falar como funciona na italia, quanto tempo vai levar, e se tudo correu bem. Ficaria imensamente grato se pudesse me ajudar nesse sentido. (acho que escrevi um pouco demais =))

 

 

Durval

LUCIANO DOS SANTOS
Primeira coisa a fazer seria pesquisar os outros lados da familia,para ver se teria outro lado ITALIANO,que posso fazer a pratica por vias normais,se nao tiver,a unica solucao seria mesmo o processo judicial ,que e feito por um advogado aki na ITALIA,o processo e feito em ROMA,vc nao precisa vir para a ITALIA ,seria tudo feito por meio de procuracao,o processo leva em torno de 2 anos ,e claro pode ser que nao de em nada,mas existem alguns relatos de processos que tiveram parecer favoravel do TAR de ROMA,o RUDY que e o especialista no caso vai te esplicar melhor com certeza ok,qualquer duvida, estamos a disposicao.
762 dias atrás
 
Polentona
Oi Durval,

o Luciano falou muito bem, o ideal seria se você pudesse aproveitar por um outro lado da família para poder fazer o seu requerimento de cidadania italiana.
Caso você não tenha esta possibilidade ou se decida por fazer por via judicial o tempo de espera estimado é de 2 anos, no final do processo em caso de sentença favorável você terá seu direito reconhecido. Depois do pronunciamento da Corte di Cassazione n. 4466/09 todas as ações tiveram êxito positivo, mas em se tratando de sentença o resultado depende de julgamento do juiz.
Já são 3 anos que aguardamos a possibilidade de fazer o processo por via administrativa mas até o momento o Parlamento Italiano não se pronunciou sobre esta questão.
762 dias atrás
 
Durval Batista Junior
Nossa, muito obrigado pela pronta resposta, foi bem rápido! (Luciano e Polentona)

Só não entendi muito bem a parte de "pesquisar os outros lados da familia"? Acredito que apenas os parentes do meu pai tenha ligação com a italia, nao sei se entendedi muito bem. Estou tentando agilizar meu processo devido a ja estar morando na europa e ter permissao para ficar aqui até 4 anos, sendo que ja estou aqui ha 1 ano e meio.

"Depois do pronunciamento da Corte di Cassazione n. 4466/09 todas as ações tiveram êxito positivo" - isso quer dizer que todos os pedidos de cidadania, com filhos nascidos antes de 1948 foram concedidos?

Peço desculpas por tantas perguntas, mas tem sido tão dificil encontrar pessoas que tenham as respostas!

Bom dia para voces!
762 dias atrás
 
LUCIANO DOS SANTOS
Nao somente por via judicial,CORTE DE CASSAZIONE e como se chama o tribunal responssavel por este tipo de caso,de uma pesquisada pelo lado de tua mae,ou talvez pelo teu avo casado com tua avo' filha de ITALIANO,naquela epoca dificilmente uma filha de ITALIANO se casaria com BRASILEIRO OU PORTUGUES,
qual era o sobrenome de teu avo paterno?
e por parte de mae,quais eram os sobrenomes de teus avo's?
762 dias atrás
 
Durval Batista Junior
Boa noite Luciano,

O nome do meu avô paterno é Henrique Baptista casado com Olga Bertanha (minha avó atraves de quem estou tentando tirar a cidadania)

Não faço ideia dos nomes dos meus avos maternos, mas vou pegar essa info..

Obrigado pela ajuda

761 dias atrás
 
LUCIANO DOS SANTOS
BATTISTA e um sobrenome ITALIANO,muito difuso principalmente na regiao sul ITALIANA.
761 dias atrás
 
Respostas

Busca de certidões na Itália

cidadania italiana

Profissionalismo e seriedade: somente conosco você terá a garantia de ter a certidão do seu antepassado encontrada ou receber seu dinheiro de volta!
 VER MAIS

Contato

  • Skype: pavia.cidadania
  • End: Via Goito, 70
    Padova 35100
    Italia

Assessoria para cidadania italiana na Itália

cidadania italiana

Viaje com a segurança de contar com o melhor serviço do mercado, permanecendo em uma cidade cheia de atrativos na região mais rica e desenvolvida da Itália 
 SAIBA MAIS

Sobre nós

cidadania italiana

O Polentona acredita que o processo de cidadania italiana seja um projeto pessoal de busca da própria identidade. Conhecer um pouco mais sobre a história da própria família, sobre si mesmo, é um direito que pertence a
LEIA MAIS

Siga o Polentona

Participe do Polentona!

Tenha suas dúvidas sobre cidadania italiana respondidas e entre em contato com outras pessoas que como você estão fazendo o processo!

PARTICIPAR

Voce está aqui