Saturday, Nov 01st

Last update08:57:15

Usar Perfil do Facebook

Monte sua árvore genealógica

  • PDF

como montar a sua árvore genealógica para o processo de cidadania italiana

 

 Além de lhe permitir conhecer melhor a história de sua família, montar uma árvore genealógica organizada é muito importante para poder concluir com sucesso o seu processo de cidadania italiana.Através dela é possível entender se você realmente possui o direito à dupla cidadania ou não, além de saber onde procurar determinados documentos úteis ao processo.

 

Os próprios consulados italianos afirmam que a árvore genealógica pode acelerar o seu processo, pois ela possibilita ver de modo claro toda a sua linha de ascendência até o italiano de sua família. Para começar bem a sua árvore genealógica o mais importante é falar com os parentes mais idosos e assim conseguir as primeiras informações.


A base da tradição italiana é a família. Quem não lembra dos almoços de domingo, todos os familiares reunidos na casa da Nonna, quem sabe acompanhado de um belo prato de massa ou polenta? Para quem está pensando em montar o processo de cidadania italiana a família representa sempre a melhor fonte de informações!

Portanto para começar o melhor a se fazer é solicitar o auxílio dos parentes mais idosos, converse com eles, peça informações e se for necessário contate também os ramos afastados da familia. Falando com os seus familiares você poderá descobrir antes de mais nada se alguém da sua familia já fez as pesquisas necessárias para obter a cidadania italiana.

Desta forma, você encurta o processo usando como base os antepassados comuns: não esqueça que você e aquele seu primo que você não fala faz tanto tempo possuem o mesmo avô, bisavô e assim por diante!

 

Você poderá também encontrar documentos importantes com os seus parentes: lá naquela caixa de fotos da nonna também podem estar guardadas certidões velhas, cartas, passaportes e muitos outros documentos que irão ajudar você a descobrir um pouco mais sobre o seus antepassados.Aproveite para dar um forte abraço na "nonna" e pedir que conte as histórias de família, hábitos e costumes que estão sendo perdidos.


Em muitos casos, possuimos informações vagas sobre as nossas origens pois infelizmente muito se perde de geração a geração.Além do mais, para conseguir percorrer o caminho de volta até descobrir de onde o seu antepassado veio exatamente, a estrada pode ser longa . Quando conversar com a família, tente montar de forma simples e ordenada a sua árvore genealógica.

 

Como organizar as informações coletadas 

 

Geralmente quando começamos a montar a nossa árvore genealógica para o processo de cidadania italiana nós começamos por nós mesmos, depois escrevemos data e locais de nascimento de nossos pais, de nossos avós. A partir deste momento montar a árvore genealógica para o processo de dupla cidadania começa a ficar mais difícil, mas com informações simples é possível obter ótimos resultados na nossa pesquisa.


  • Se ao falar com nossos parentes  não conseguirmos descobrir a data e o local de nascimento do bisavô uma alternativa simples é descobrir o local onde ele faleceu, algo que nossos parentes geralmente lembram. Ao descobrir o local de falecimento você poderá solicitar ao cartório da cidade a certidão de óbito onde consta o local de nascimento além da idade que possuía quando faleceu.

 

Outra dica importante é que o local de nascimento do filho mais velho  geralmente é o local de casamento dos pais. No mesmo cartório onde foi lavrada a certidão de casamento se encontra a Habilitação de casamento, onde constam os documentos exigidos por lei para que o casamento possa ser validado ( como a certidão de nascimento, cédula de identidade e ainda em alguns casos uma autorização dos pais no caso de o casamento ter sido realizado quando um membro do casal era menor de idade). Nestes documentos podem estar contidas informações muito importantes, com um pouco de sorte inclusive o nome exato de onde nasceu nosso antepassado italiano.

Tenha atenção também com possíveis variações de nomes, como por exemplo de Giuseppe para José, de Giovanni para João. Para montar uma árvore genealógica em modo organizado é preciso anotar:

 

  • Nome completo de todas as pessoas pesquisadas 
  • Datas e locais de nascimento
  • Datas e locais de casamento
  • Datas e locais de óbito

 

Ao descobrir estas informações você poderá ligar para os cartórios destas localidades e solicitar uma pesquisa da certidão que você procura. Veja que para encontrar os documentos no Brasil não é tão complicado assim, basta um pouquinho de pesquisa! A maior dificuldade realmente é encontrar os documentos na Itália, mas aqui no Polentona na área AJUDA você encontra dicas preciosas sobre como encontrar todos os documentos.

 

Caso você possua dúvidas

 

Convidamos nossos leitores a participarem da nossa comunidade, além de ter suas dúvidas respondidas gratuitamente por um profissional de nossa equipe você poderá fazer amizades e trocar informações com pessoas que como você estão iniciando o processo. Esta é uma oportunidade de ajuda mútua no processo de cidadania italiana e de estar sempre atualizado sobre as mudanças frequentes nos regulamentos dos consulados italianos. No botão logo abaixo inicie seu cadastro rápido, fácil e gratuito.

 

 Participar da comunidade

 

Última atualização em Qua, 15 de Agosto de 2012 06:25

Busca de certidões na Itália

cidadania italiana

Profissionalismo e seriedade: somente conosco você terá a garantia de ter a certidão do seu antepassado encontrada ou receber seu dinheiro de volta!
 VER MAIS

Contato

Assessoria para cidadania italiana na Itália

cidadania italiana

Viaje com a segurança de contar com o melhor serviço do mercado, permanecendo em uma cidade cheia de atrativos na região mais rica e desenvolvida da Itália 
 SAIBA MAIS

Sobre nós

cidadania italiana

O Polentona acredita que o processo de cidadania italiana seja um projeto pessoal de busca da própria identidade. Conhecer um pouco mais sobre a história da própria família, sobre si mesmo, é um direito que pertence a
LEIA MAIS

Siga o Polentona

Participe do Polentona!

Tenha suas dúvidas sobre cidadania italiana respondidas e entre em contato com outras pessoas que como você estão fazendo o processo!

PARTICIPAR

Voce está aqui